5 de fevereiro de 2024

Setor aeroagrícola é tema de Fórum Nacional na UnB

Evento na capital federal será no dia 6 de março, com especialistas e autoridades do setor – as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, com promoção da Faculdade de Agronomia e Veterinária e apoio do Sindag, Ibravag e Mossmann Assessoria

A história do setor aeroagrícola brasileiro (que hoje é o segundo maior do planeta), cenário atual, perspectivas, tecnologias e outros temas estarão em pauta no 1º Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central (Fonavagri), no próximo dia 6 de março. O evento ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB) – no Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia, no campus da capital federal. A realização é da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB, (com participação de alunos de Agronomia e funcionários na Secretaria da FAV), idealização e coordenação a cargo da professora Dra Maísa Santos Joaquim, além do apoio do Sindag, do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola e Cristiane Steinmetz (Rede UMA – União das Mulheres do agro).

O evento é dirigido a estudantes,  professores, técnicos, agrônomos, pilotos, operadores e outros profissionais ligados ao agro e à aviação, além de interessados em geral. As vagas são limitadas e as inscrições (gratuitas) podem ser feitas clicando AQUI.

A programação (confira abaixo) ocorrerá  a partir das 8 horas. Serão seis palestras técnicas pela manhã e à tarde – abordando a evolução do setor, formação dos profissionais, regulação, segurança de voo agrícola, boas práticas em campo e cenários econômico e político em torno da atividade. O fechamento será com uma mesa redonda a partir das 16 horas, com especialistas e autoridades do agro, do setor aeronáutico e da política.

O Fonavagri é o primeiro evento acadêmico sobre aviação agrícola realizado no Distrito Federal. Com patrocínio do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil/Ibravag e Sebrae Nacional), além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), CropLife Brasil e Aviation Seguros – veja mais AQUI.

SOBRE O SETOR

Em agosto de 2023, a aviação agrícola brasileira completou 76 anos de atividade. Desde os anos 1960, é o único setor para o trato de lavouras no País com regulamentação específica (e ampla). Logo, também o mais facilmente fiscalizável. Legislação, aliás, que inclui a prerrogativas de combater incêndios florestais (só em 2021, lançou quase 20 milhões de litros de água contra chamas em operações no Pantanal, Cerrado e outros biomas, além de lavouras do Centro-Oeste e Sudeste)

POTÊNCIA: Com 76 anos de história, a aviação agrícola brasileira é a segunda maior e uma das mais reguladas e tecnicamente preparadas do planeta – foto: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress

Atualmente o País tem mais de 2,6 mil aeronaves agrícolas atuando em campo. Uma frota que perde em quantidade apenas para a dos Estados Unidos (que tem cerca de 1 mil aeronaves a mais). Isso além dos drones de pulverização, que vêm ocupando um espaço importante em áreas onde os aviões não atuam – por exemplo, extensões menores ou com  presença de muitos obstáculos. E, cada vez mais, substituindo pulverizadores costais.  

Aliás, desde os anos 1970 o Brasil é fabricante de aeronaves agrícolas – com o modelo Ipanema, que responde hoje por mais de 50% da frota e está em sua sétima geração. Além de, desde 2004, o avião sair de fábrica movido a etanol. Além disso, o País é o segundo maior mercado das fabricantes internacional de aeronaves turboélices agrícolas. O que significou a entrada de mais 149 aviões na frota nacional em 2023.

Para completar, o País também alcançou respeito internacional como fornecedor de tecnologias embarcadas. Desenvolvendo desde bicos e atomizadores de pulverização (que vão em barras sob as asas) – usados tantos nas lavouras quanto (em outros Países) no combate a mosquitos em áreas urbanas, até comportas hidráulicas de combate a incêndios florestais. 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o setor…

Confira abaixo a  Programação do 1º Fonavagri:

8 horasAbertura Oficial e coffe break

9 horasContexto da Aviação Agrícola, seus usos e evolução: dos biplanos aos drones
Luís Eduardo Rangel – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

9h50 – Boas Práticas no uso da aviação agrícola
Professor Ulisses Rocha Antuniassi (FCA/Unesp-Botucatu/SP), coordenador do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (Cas)

10h40 – Formação dos profissionais e área de atuação
Marcelo Drescher, mestre em Ciência dos Solos, instrutor teórico na formação de pilotos e autor do livro Manual de Piloto Agrícola

13 horas – Segurança de Voo na Aviação Agrícola
Milton Cardoso de Lima – suboficial da Reserva do Comando da Aeronáutica e integrante da Seção de Prevenção do Quinto serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), em Canoas/RS  

13h50 – A regulação da atividade de aviação agrícola: intersetorialidade para segurança
Cléria Mossmann – coordenadora do Sistema Nacional de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag/Sindag) e sócia da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola

14h30 – Visão sistêmica do setor aeroagrícola e seus impactos nas questões econômicas e políticas
Cláudio Júnior Oliveira – Economista, doutorando em Administração e diretor operacional do Sindicato Nacional da Empresas de Aviação Agrícola (Sindag)

Coffe break

16 horas – Mesa redonda com autoridades:

Nilson Leitão – presidente do Instituto Pensar Agropecuária (Ipa);

Fabrício Rosa – diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil)

Maciel Silva – diretor técnico adjunto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Gabriel Colle – diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag)

Eduardo Schulter – superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF)

Milton Cardoso de Lima – integrante da Seção de Prevenção do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V)

Mariana Altoé – superintendente de Pessoal da Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Cléria Mossmann – coordenadora do Sistema Nacional de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag/Sindag) e sócia da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola

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