3 de fevereiro de 2025

SP: Sindag participa do lançamento de aeronave agrícola autônoma

Haga clic AQUÍ para la versión en ESPAÑOL 

click HERE to read in ENGLISH

Anúncio oficial da chegada ao mercado brasileiro do Pelican Spray, da norte-americana Pyka, teve encontro entre a fabricante e sua representante do País com a imprensa

O diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, acompanhou na quinta-feira (30), em São Paulo, o anúncio oficial da entrada da aeronave agrícola autônoma Pelican Spray (da norte-americana Pyka) no mercado brasileiro. O encontro foi na churrascaria Fogo de Chão do bairro Jardins, reunindo jornalistas e outras personalidades ligadas à aviação. A fabricante norte-americana está aterrissando no País em parceria com a Synerjet Brasil, que fará a comercialização da aeronave por aqui. As vendas de agora serão para entrega a partir de 2026 e a expectativa é começar com 20 aeronaves por ano, mas chegando logo a 100 unidades anuais vendidas no Brasil.

Enquanto isso, as duas empresas devem levar o Pelican Spray para as principais feiras brasileiras ligadas ao agro e tecnologias. Com destaque para a Farm Show (em março, em Primavera do Leste/MT), a Agrishow (em Abril, em Ribeirão Preto/SP) e o Congresso Brasileiro da Aviação Agrícola (Congresso AvAg), marcado para agosto, em Santo Antônio de Leverger/MT. O lançamento para o mercado deve ocorrer na Farm Show.

VENDAS: encontro em São Paulo teve assinatura do acordo entre a fabricante norte-americana e sua representante para vendas no Brasil

DESEMPENHO

“Se a empresa entregar tudo o que promete, teremos um novo capítulo na aviação agrícola brasileira”, comenta o diretor do Sindag Gabriel Colle. Porém, ele destaca que a ideia é conhecer melhor o equipamento. Segundo a fabricante, o Pelican da Pyka utiliza motores elétricos, tem 6,1 metros de comprimento e 11,6 metros de envergadura. O hopper tem capacidade de 300 litros e o equipamento utiliza atomizadores elétricos, conseguindo uma faixa de aplicação de 18 metros. O avião tem quatro motores elétricos, pesa pouco mais de 280 quilos e pode levar uma carga útil de até 300 quilos.

Conforme o dirigente aeroagrícola, no encontro em São Paulo, os executivos da Pyka e Synerjet mencionaram estar de olho principalmente nas empresas de aviação agrícola. “Pela capacidade do Pelican, ele teria um campo de atuação numa faixa intermediária entre o que hoje é atendido pelos drones e pelo que é atendido pelos aviões agrícolas. Tanto que a empresa trata o equipamento como ‘aeronave autônoma’, e não como ‘drone’”, assinala Colle.   

Confira o que já saiu no site do Sindag sobre o tema:

Dezembro de 2020: a norte-americana Pyka começa a prospectar o mercado para a aeronave Pelican. O aparelho havia conseguido em outubro a certificação junto a FAAA, já estava sendo demonstrado em fazendas (inclusive com treinamento de operadores) e estava voando na Nova Zelândia.

Setembro de 2021: Embraer anuncia parceria com a Pyka nos Estados Unidos

Novembro de 2022: A Pyka recebeu em outubro de 2022 certificação para voos de aplicações noturnas na Costa Rica.

Abril de 2023:  A fabricante Pyka anunciou a assinatura de uma Carta de Intenção de Compra (LOI, na sigla internacional para contratos de exportação) com o Grupo Hame, um dos três maiores produtores de frutas frescas da Guatemala. Prevendo testes e subsequente fornecimento do seu modelo Pelican

Agosto de 2023: O portal AgFeed noticia uma agenda de executivos da Pyka pelo Brasil, sondando possíveis clientes

Julho de 2024: A fabricante norte-americana anunciou parceria com gigante brasileira de commodities SLC Agrícola. O acordo foi para o fornecimento da aeronave autônoma Pelican Spray, embora o número de unidades a serem adquiridas não tenha sido revelado.  

Comments

wonderful comments!